O bom funcionamento do sistema de freios de um veículo é imprescindível para garantir a segurança tanto de motoristas, quanto passageiros. Por isso, é importante cuidar da manutenção e das revisões dos veículos.
O recomendável é que a verificação dos freios seja feita preventivamente a cada 10 mil quilômetros, ou quando o sistema é avisado pela luz no painel, indicando que a pastilha de freio está desgastada, ou seja, abaixo da espessura mínima recomendada.
As pastilhas dos freios, por exemplo, passam por essa manutenção, pois acabam desgastando pelo uso, às vezes excessivos do condutor e assim também perdem sua funcionalidade.
A revisão deve ser feita periodicamente, e vai de acordo com o tempo estabelecido pelas montadoras.
Um indício de que seu freio está com problema é o barulho na frenagem.
O ruído indica que a pastilha está extremamente fina, e nesse caso, precisa ser trocada.
Entretanto, os valores gastos com essa manutenção podem ser reduzidos se o motorista fizer sempre uma revisão, antes mesmo de perceber que a pastilha do freio está gasta.
Esteja atento a indicação da luz de freio no painel. Quando a pastilha está gasta, o óleo fica abaixo do nível normal. Não é indicado que o motorista deixe que o óleo fique baixo, pois isso acelera mais ainda o desgaste nas pastilhas.
Dentro do sistema de freios, o fluido talvez seja o mais importante e o que menos recebe atenção do motorista.
Trata-se de um óleo sintético que circula pela tubulação do sistema e tem por responsabilidade transferir a força aplicada pelo pé do condutor no pedal para as rodas do veículo.
Ou seja, é ele quem transmite a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos dentro do funcionamento do sistema de freios.
Algumas dicas para preservar o freio do seu veículo são:
Garantir que a calibragem dos pneus esteja sempre correta.
Frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e faz com que os freios se desgastem mais rapidamente. Por isso, é importante que o motorista tenha sutileza na hora de frear. A durabilidade do sistema de frenagem de um carro está diretamente ligada à capacidade do motorista em saber pisar no pedal dos freios de modo correto. Portanto, é preciso manter a atenção no trânsito e na direção para evitar que esse tipo de ação brusca ocorra.
A borracha na tampa do reservatório de óleo de freio também deve estar sempre em perfeitas condições, para evitar a infiltração de umidade.
Uma boa dica é usar mais o freio motor. Deixe o carro sempre engrenado em marchas mais curtas nos declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de gasolina.
Além dessas dicas, vale ressaltar que mudar as características originais do carro, como suspensão e tamanho das rodas, pode comprometer o bom funcionamento do sistema. O aumento da potência do motor, também requer uma melhoria no dimensionamento deste sistema.