Descubra como funciona os sensores Comentário

A qualidade do sensor de desgaste deve ser o primeiro requisito para um bom funcionamento e consequentemente para que ele faça o seu papel, que é avisar o condutor do veículo que está na hora de efetuar a troca dos componentes do sistema de freio.

Vejamos, quando ocorre o desgaste do sensor, alguns veículos possuem um indicador (luz) no painel que avisa a hora da troca da pastilha e do sensor. (figura abaixo)

Depois que o sensor de desgaste é montado na pastilha de freio e essa é montada no sistema de freio (disco de freio, pinça e pastilhas), o condutor vai utilizando o freio do veículo pisando no pedal de freio e cada vez que ele pisa no pedal de freio acontece o desgaste da pastilha por entrar em contato, atrito com o disco de freio.

Conforme desgasta a pastilha, a espessura da massa da pastilha vai ficando mais fina.

A grande importância, finalidade do sensor de desgaste é justamente para não deixar acontecer nenhum acidente ou prejuízo maior antes de acabar a massa da pastilha.

É nesse momento que entra o trabalho do sensor de desgaste que estará montado na pastilha para, ao contato do disco com a pastilha já com a massa mais fina, o disco vai romper o cabo elétrico do sensor e no momento em que for rompido o cabo elétrico acenderá uma luz no painel do veículo.

Isso não quer dizer que seu freio acabou, a luz no painel indica que está na hora de fazer a troca dos componentes, pois, mesmo acendendo a luz no painel ainda terá um pouco mais de 3,0mm de massa da pastilha possibilitando efetuar a troca dos componentes com calma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *