Saiba como funciona os sensores de freio Comentário

Os sensores de desgaste de freio são de vários tamanhos, comprimentos e formas.

Algumas montadoras utilizam um sensor traseiro e dois sensores dianteiros, outras utilizam um sensor traseiro e um sensor dianteiro e outras montadoras utilizam apenas um sensor dianteiro.

Basicamente os sensores de desgaste de freio são compostos por: cabo elétrico, um conector (peça que encaixa no chicote principal do veículo) em uma extremidade e o sensor (peça que encaixa na plaqueta da pastilha) na outra extremidade. (figura abaixo)

Funcionamento do sensor

O funcionamento do sensor de desgaste de freio nada mais é que a continuidade do cabo elétrico, sem a interrupção (a continuidade elétrica entra por um polo do conector passa pelo sensor e volta para o outro polo do conector).

Desgaste do sensor

Quanto ao desgaste do sensor, alguns veículos possuem um indicador (luz) no painel que avisa a hora da troca da pastilha e do sensor. (figura abaixo)

Depois que o sensor de desgaste é montado na pastilha de freio e essa é montada no sistema de freio (disco de freio, pinça e pastilhas), o condutor vai utilizando o freio do veículo pisando no pedal de freio e cada vez que ele pisa no pedal de freio acontece o desgaste da pastilha por entrar em contato, atrito com o disco de freio.
Conforme desgasta a pastilha, a espessura da massa da pastilha vai ficando mais fina.
Para não acontecer nenhum acidente ou prejuízo maior, antes de acabar a massa da pastilha, entra o sensor de desgaste que estará montado na pastilha para, ao contato do disco com a pastilha já com a massa mais fina, o disco vai romper o cabo elétrico do sensor e no momento em que for rompido acenderá uma luz no painel do veículo.

Isso não quer dizer que seu freio acabou, a luz no painel indica que está na hora de fazer a troca dos componentes, pois, mesmo acendendo a luz no painel ainda terá um pouco mais de 3,0mm de massa da pastilha possibilitando efetuar a troca dos componentes com calma.

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